NUTEAD lança série de vídeos com histórias de superação na EaD

25 DE OUTUBRO DE 2016

Incentivar a inserção de todas as pessoas no meio acadêmico compartilhando bons exemplos. Esse é o objetivo da série de vídeos 'Superação na EaD', recentemente lançada pelo NUTEAD. Os vídeos buscam também esclarecer que o Núcleo trabalha sistemática e constantemente para suprir as demandas de todos os que buscam a formação superior na modalidade EaD através do aperfeiçoamento de suas plataformas com ferramentas de acessibilidade, construindo uma educação inclusiva.

É o caso na vida das personagens retratadas nos primeiros vídeos da série, Débora Luana Tibolla e Cristiane Wisznieiwski. Débora é deficiente auditiva e está no quarto período de Pedagogia no polo de Pontal do Paraná. A deficiência, no entanto, não impede que ela seja um exemplo para os colegas. As professoras de Débora relatam que ela é uma das incentivadoras da turma, e que, quando ocorre divisão dos alunos em grupos - para realização de trabalhos -, os colegas procuram Débora, tamanha sua dedicação.

Cristiane - também deficiente auditiva - é pedagoga em Rio Negro, no Paraná. Ela, por sua vez, relata que foi difícil se inserir no contexto educacional. As escolas à época não estavam preparadas. Mas com a EaD é diferente: comunicando-se através da Língua Brasileira de Sinais (Libras) - com a qual defendeu seu TCC - , ela convida à todos que busquem qualificação acadêmica nesta área.

Foi com esta qualificação que ela conseguiu o cargo de instrutora de Libras na Escola Municipal João da Silva Machado, também em Rio Negro, onde trabalha atualmente. A professora Giovana Kalil, diretora da escola diz que Cristiane tem "muita capacidade, vontade e criatividade". "Sempre mostra muito comprometimento e acrescentou muito conhecimento na nossa instituição", aponta Giovana.

Acompanhe aqui, na íntegra, as histórias de Débora e Cristiane respectivamente: (https://www.youtube.com/watch?v=Sf4b5o1fHB0); (https://www.youtube.com/watch?v=324r-4RhZas).